Android 12 facilita uso de lojas de apps alternativas

Android 12 facilita uso de lojas de apps alternativas

Android Destaque

O Android permite a instalação de outras lojas de aplicativos além da Google Play Store. Ainda assim, as plataformas alternativas precisam da confirmação prévia do usuário ao iniciar a atualização de algum software, por exemplo, o que não acontece com a loja do Google. Mas isto está prestes a mudar com a chegada do Android 12.

A novidade parte de uma promessa da própria companhia feita no ano passado. Em setembro, o Google disse que o sucessor do Android 11 contaria com modificações para facilitar o uso de outras lojas de aplicativos sem prejudicar a segurança do sistema. A gigante das buscas, no entanto, não especificou como isto aconteceria.

Os detalhes sobre a mudança surgiram meses depois na documentação para desenvolvedores do sistema operacional. O Android 12 traz um novo método para os parâmetros destinados aos pacotes que instalam novos aplicativos na plataforma (PackageInstaller.SessionParams). O recurso é conhecido como “setRequireUserAction”.

O método indica se a ação do usuário será necessária ou não para iniciar a instalação de um pacote. Quando habilitado, uma loja de apps poderá atualizar um aplicativo sem precisar de confirmações, por exemplo, assim como acontece com a Google Play Store e em lojas pré-instaladas. Mas existem alguns requisitos para que este processo ocorra.

Primeiro, é claro, o usuário precisa conceder à plataforma a permissão para a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas. Atualmente, esta é uma exigência para adicionar apps através de gerenciadores de arquivos, navegadores e afins. A autorização é controlada através das definições das configurações do sistema.

O aplicativo também precisa estar aderente ao novo método do sistema. Além disso, é necessário que o software utilize a API de nível 29 (Android 10) ou superior. O instalador ainda deve estar se atualizando ou atualizando um app que já estava instalado.

Google anuncia Android 12 com novo visual

O Google revelou as novidades do Android 12 nesta terça-feira (18), durante o Google I/O 2021. A atualização traz grandes modificações ao visual do Android graças ao Material You. A nova interface aplica cores baseadas no papel de parede em todo o sistema, alterações no design da central de notificações e mais.

As demais novidades ficam pelos incrementos em widgets e recursos de privacidade. Neste caso, o sistema pega emprestado recursos do iOS 14 que avisam se os apps acessaram os dados da área de transferência (clipboard) e se estão utilizando a câmera e microfone. O sistema também hiberna aplicativos pouco utilizados.

O Google liberou o Android 12 Beta para o Google Pixel 3 e modelos mais recentes no mesmo dia. Alguns celulares da Asus, Nokia, OnePlus, Oppo, Realme, Xiaomi e mais também poderão ter acesso antecipado ao sistema. A lista com os dispositivos elegíveis ao programa de testes estão disponíveis neste site: developer.android.com.

Fonte: SlashGear e XDA-Developers