Huawei supera Apple em venda de celulares; Samsung lidera ranking

A Huawei ultrapassou a Apple em volume de vendas globais de celulares e se tornou a segunda maior empresa do ramo em 2019. A líder do mercado de smartphones continua sendo a Samsung, com 295 milhões de unidades vendidas. A informação foi divulgada em relatórios das empresas Strategy Analytics, Counterpoint Research e Canalys. Os número variam a depender da lista, mas as posições coincidem.

A Apple ficou em terceiro lugar nos três relatórios e não chegou à marca de 200 milhões de telefones vendidos, enquanto a Huawei alcançou cerca de 240 milhões de unidades comercializadas. As fabricantes chinesas fizeram sucesso no ano passado: Xiaomi e Oppo também aparecem na lista em quarto e quinto lugar, respectivamente.

A colocação da gigante chinesa chama a atenção pois a Huawei passa por uma crise com o governo dos Estados Unidos. A fabricante foi acusada pela administração de Donald Trump de espionagem e, entre outras sanções, está proibida de comprar produtos e serviços de tecnologia de empresas americanas. O oposto também é válido.

O reflexo imediato dessa decisão, ainda em 2019, é que o Google suspendeu o acesso da Huawei a serviços como Google Play Store e Gmail. Dessa forma, inviabilizou o uso do Android nos celulares da marca. A ausência do sistema operacional pode ser um empecilho para a venda de produtos fora da China.

A medida pode ter afetado a exportação, mas no país de origem as vendas subiram. Segundo o relatório da Counterpoint Research, a China representou 60% das vendas globais de celulares da Huawei, que inclui também a marca Honor, de dispositivos mais baratos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *