Review do Sandisk Ultra micro SDXC UHS-I: 256 GB de espaço com alto desempenho

Cartão serve tanto a smartphones e tablets, quanto câmeras. Com preço ainda elevado, deve servir mais a aficionados e profissionais de foto e vídeo.

Quase todos os dispositivos de captura de conteúdo utilizam cartões de memória (mídia removível baseada em flash) para armazenamento. Os cartões SD (Secure Digital) foram introduzidos em 1999, como uma atualização dos MultiMediaCards (MMCs) existentes.

Esse padrão ganhou tração mesmo em áreas onde o CompactFlash era preferido, como as câmeras digitais profissionais. Além de ser compaco, atualmente, ele também ganhou grandes capacidades e altas taxas de transferência.

E no review de hoje, veremos o Sandisk Ultra micro SDXC UHS-I de 256 GB. E, antes de mais nada, melhor explicar essa sopa de letras, pois tem influência em qual equipamento deve ser utilizado.

Sandisk Ultra micro SDXC UHS-I de 256 GB: explicando a sopa de letras

Os cartões SDXC usam formatação exFAT como padrão. A sigla significa Secure Digital eXtended Capacity. As capacidades suportadas começam em 64 GB e vão até 2 TB. O SDXC funciona de maneira diferente dos cartões SD. Este novo formato NÃO é compatível com dispositivos que só suportam cartões SD (128 MB a 2 GB).

A maioria dos dispositivos fabricados depois de 2010 deverão ser compatíveis com SDXC. Para garantir a compatibilidade, procure o logo SDXC no slot de cartões e dispositivos (câmeras, filmadoras, etc). Os smartphones, tablets e PCs também são compatíveis com o formato SDXC, logicamente, no tamanho micro SD.

A sigla UHS-I significa Ultra High Speed – Fase 1. E existe a UHS-II. A UHS-I é uma tecnologia de construção das células de memória para aumentar o desempenho de gravação cartão de memória. Ele garante a velocidade mínima de 10 MB/seg para sustentação da gravação dos dados sem perder ou cortar informações. A velocidade máxima teórica de gravação sequencial é de 104 MB/seg. A UHS-II é um padrão utilizado em câmeras de vídeo profissionais que usam o padrão 4 K de resolução.

Por isso o cartão Sandisk Ultra micro SDXC UHS-I desse review é recomendado para dispositivos que gravem no máximo em full HD. E ainda há a sigla A1, que está na embalagem desse produto. Devido ao uso cada vez mais frequente em celulares e tablets, a SD Association criou um selo e um padrão para que os cartões funcionem bem com aplicativos. Confuso, concordo. Mas a culpa é da SDA e está tudo explicado nesse documento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *