Samsung está contribuindo no Fuchsia, sistema operacional do Google

Samsung está contribuindo no Fuchsia, sistema operacional do Google

Samsung

O desenvolvimento do Google Fuchsia está recebendo reforços da Samsung. É o que mostra uma submissão ao projeto do novo sistema operacional, cuja fabricante de celulares Samsung Galaxy é citada no arquivo de autoria ao lado do Google. Até o momento, não há previsão de lançamento do software a todos.

As pistas partem de uma submissão recente à plataforma Fuchsia Gerritt envolvendo o sistema de arquivos F2FS (Flash-Friendly File System). No arquivo “AUTHORS” (“Autores”, em tradução livre), é possível encontrar o nome da empresa, mencionada como “Samsung Inc”. O Google também é citado no documento como “Google LLC”.

A menção sugere que a Samsung esteja participando de alguma forma no desenvolvimento do Fuchsia. Em dezembro, vale lembrar, o Google liberou a contribuição de terceiros ao projeto. Mesmo assim, isto não significa que a marca sul-coreana esteja preparando um dispositivo com o novo sistema operacional.

O que é o Fuchsia, o novo sistema operacional do Google?

O Fuchsia é um novo sistema operacional do Google que teve a sua primeira aparição pública em 2016 e segue em desenvolvimento até os dias atuais. Na época, documentos apontavam que o software não ficaria somente limitado a celulares e tablets. Além disso, o sistema não é baseado em Linux, como é o caso do Android.

As novidades da plataforma foram surgindo aos poucos. Em 2019, um executivo do Google explicou que o foco do sistema, considerado como projeto experimental, não é substituir o Android e nem o Chrome OS. Mais tarde, descobriu-se que o Fuchsia será capaz de rodar apps para Android e Linux através de uma ferramenta nativa.

Uma das últimas aparições do sistema operacional aconteceu no começo de maio. Na ocasião, um Google Nest Hub com o sistema operacional “Fuchsia 1.0” foi certificado pela Bluetooth SIG. Apesar da emissão do documento, não há previsão de lançamento de um smart display com a plataforma.

Fonte: 9to5Google e SamMobile